A iniciativa PRIMA consiste num dos mais recentes desenvolvimentos da Parceria Euro-Mediterrânica. Foi lançada na 2.ª Conferência Ministerial Euro-Mediterrânea, a 4 de maio de 2017, em La Valeta, Malta, através da Declaração sobre Fortalecimento da Cooperação Euro-Mediterrânea através da Investigação e Inovação. É um programa de financiamento com a duração de 10 anos (entre 2018 e 2028) que agrega a soma global indicativa de 440 milhões de euros, divididos entre contribuições dos países participantes e da União Europeia, através do Programa Quadro para a Ciência e Inovação H2020.

Os países participantes são Alemanha, Argélia, Chipre, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Malta, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia. No plano da sua agenda estratégica de investigação e inovação, a PRIMA centra-se nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos, com os seguintes pilares: gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo; sistemas agrícolas sustentáveis; e cadeia de valor alimentar no desenvolvimento regional e local mediterrânico.

Este evento decorre no dia 02 de março, pelas 09:00 horas, no Anfiteatro VII, com vídeoconferência para Angra do Heroísmo, tem por objetivo apresentar esta parceria junto da comunidade académica da Universidade dos Açores e pré-anunciar os seus primeiros concursos para projetos de investigação colaborativa. O registo no evento deve ser efetuado aqui

Programa

Artigo anteriorEstudante Flávio Leandro Raposo Almeida defende provas de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança
Próximo artigoWorkshop “Genetics and Management of Marine Animals”