A Língua Portuguesa em Debate

17 de outubro | 16:00 | Anfiteatro VI

A convite do Centro de Estudos Humanísticos – CEHu, da Universidade dos Açores, o Doutor Fernando Paulo Baptista proferirá uma palestra, no dia 17 de outubro, às 16 horas, no anfiteatro VI do complexo cientifico do campus de Ponta Delgada, subordinada à temática de análise e debate da língua portuguesa, do seu valor e afirmação.

O Doutor Fernando Paulo Baptista, membro da Academia das Ciências de Lisboa, é formado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e exerceu funções públicas na docência (ensino secundário e ensino superior), formação de professores de Português e inspeção pedagógicas.

Na sua exposição na Universidade dos Açores, apoiado em exemplos claros e diagramas, Fernando Paulo Baptista partirá de noções simples que se articularão na construção de uma visão integradora da importância da língua, e em particular do léxico, para a comunicação e para a cultura. O contributo a exigir da filologia para a promoção da literacia e para a afirmação da universalidade da língua portuguesa será sublinhado pelo conferencista que apresentará considerações sobre a história e a expansão da Língua Portuguesa ao revisitar as bases do acordo ortográfico em vigor.

Finalmente, tendo em conta o específico contexto gerado com a aplicação do acordo ao sistema educativo e formativo, o conferencista retirará conclusões da sua exposição para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa e para a formação dos seus professores.

A entrada é livre

13/10/2017 - 09:00
PRCIIA