Universidade dos Açores oferece novo doutoramento internacional e interuniversitário nas áreas de História, Património e Ciências Jurídicas

Brevemente

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, vai oferecer, no presente ano letivo e pela primeira vez, o curso de doutoramento internacional e interuniversitário, intitulado Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico-Institucional. Este ciclo de estudos, sem componente letiva, resultou de um Convénio celebrado entre quatros estabelecimentos de ensino superior: as Universidades de Las Palmas de Gran Canaria, de La Laguna, Madeira e Açores, às quais, recentemente, se associou a Universidade de Cabo Verde.

Um dos primordiais objetivos deste programa doutoral é o de promover a investigação e o desenvolvimento dos estudos insulares, preferencialmente em torno da Macaronésia e do mundo Atlântico, envolvendo o eixo Europa- África-Américas. O programa visa ainda cimentar uma estreita aliança entre as universidades associadas, relevando a sua especialização no estudo das Ilhas e dos Arquipélagos Atlânticos, que partilham, entre si, o conceito de ultraperiferia. A criação de uma plataforma de conhecimento interinsular e continental, bem como a de redes científicas entre as várias academias e centros de investigação, são outros propósitos que se desejam alcançar.

Considerando as estratégias institucionais que definem, atualmente, as universidades, que devem ter os cursos de doutoramento no centro da sua atuação, oferecendo elevadas quotas de qualidade, internacionalização, inovação, reconhecimento e mobilidade, este programa de doutoramento afigura-se de grande pertinência por corresponder a todos estes pressupostos.

No ato da candidatura, os doutorandos deverão apresentar um esboço de projeto de tese, no âmbito de umas das áreas de especialização do curso: Dinâmicas Históricas e Sociais; Património Cultural (edificado, material e imaterial) e Quadro Jurídico-Institucional e, no final, o grau será conferido por todas as universidades associadas. Os interessados deverão estar atentos ao portal da Universidade dos Açores e, para mais esclarecimentos, deverão contactar o Secretariado Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

13/12/2017 - 16:01
PRCIIA