Os estudantes da licenciatura em proteção civil e gestão de riscos (LPCGR) da Universidade dos Açores tiveram recentemente oportunidade de participar na organização do simulacro Universia 24, dirigido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). O simulacro, que contou com a participação do Comando Operacional dos Açores (COA) e da Câmara Municipal da Povoação, visava testar os procedimentos a adotar pelas várias entidades de proteção civil em caso de condições meteorológicas adversas no concelho da Povoação. No dia 22 de março de 2024 a Comissão Municipal de Proteção Civil da Povoação foi ativada para o efeito e o exercício decorreu em modalidade TTX (tabletop).

Os estudantes Ana Sousa, André Pereira, Beatriz Lopes, João Ribeiro, Luís Ferreira, Magno Medeiros e Afonso Pacheco não só fizeram parte da Equipa Central de Planeamento do exercício, como também tiveram oportunidade de presenciar o decorrer do simulacro TTX na Câmara Municipal da Povoação. A docente Fátima Viveiros, que acompanhou os alunos ao longo deste processo, assegura que esta foi uma oportunidade de aprendizagem e de concretizar os conhecimentos apreendidos na unidade curricular de Planeamento de Emergência e Exercícios. Os docentes Rui Marques, Teresa Ferreira e Nicolau Wallenstein também estiveram envolvidos no simulacro, para além de outros estudantes dos 1º e 2º anos da licenciatura. No dia 23 de março pretendia-se efetuar um simulacro à escala real (LIVEX) na Ribeira Quente, contudo este foi suspenso devido a uma emergência real.

A participação dos estudantes da LPCGR neste simulacro teve por base o Protocolo de Colaboração estabelecido entre o Comando Operacional dos Açores e a Universidade dos Açores em janeiro de 2023.

Artigo anteriorSessão de sensibilização da APAV na UAc
Próximo artigoTAUA organiza o IV Inventio – Festival Internacional de Tunas