© Cláudio Pacheco

A Fundação Gaspar Frutuoso (FGF) celebrou o seu 25.º aniversário com uma cerimónia realizada na Aula Magna da Universidade dos Açores (UAc), no dia 4 de março, e com a inauguração da exposição “O Percurso Frutuoso da Fundação”, patente na sala de exposições do Corpo de Anfiteatros, até ao dia 5 de abril de 2024. 

Marcaram presença na cerimónia a Magnífica Reitora, Susana Mira Leal, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Flávio Tiago, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a Vereadora Conceição Quental, da Câmara Municipal de Lagoa, a Vereadora Albertina Oliveira, da Câmara Municipal da Povoação, o Vereador Rui Melo e da Câmara Municipal do Nordeste, a Vereadora Sara Sousa, os últimos em representação dos Presidentes das respetivas autarquias. 

Durante a cerimónia, foi homenageado o seu fundador, Vasco Manuel Verdasca da Silva Garcia, 3.º Reitor da Universidade dos Açores no período entre 1995 e 2003. Em seguida, o Vogal do Conselho Diretivo da FGF, Vítor Gonçalves, apresentou o Prémio de Mérito Científico aos Investigadores da UAc, estabelecido através de um protocolo de cooperação com a Caixa de Crédito Agrícola, que neste ano será atribuído na área científica de “Ciências Exatas e Naturais”. 

O Prémio Ana Neto, que distingue o estudante com a média final mais elevada da Licenciatura em Biologia da UAc, no valor de 1.000€, foi entregue pela Vice-Presidente do Conselho Diretivo da FGF, Carla Ramalho, à licenciada Nádia Maria Pereira Coelho. Os Prémios de Mérito de Ingresso ao Ensino Superior na UAc, também no valor de 1.000€, que resultam do protocolo firmado entre a FGF e as Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Lagoa e Povoação, foram entregues pelo Presidente do Conselho Diretivo da FGF, José Noronha Rodrigues, e pelos Presidentes ou representantes das respetivas Câmaras. Os estudantes distinguidos foram Ana Rita Ferreira Bessa, Leonor Teixeira da Cunha Martins, Beatriz Rego Baptista, João Pedro Machado Correia e Beatriz de Fátima Medeiros Mendonça. 

A Magnífica Reitora da Universidade dos Açores no seu discurso destacou o percurso da Fundação e a sua importância para a Universidade, comunidade académica e sociedade em geral. Durante a cerimónia tiveram lugar dois momentos musicais, proporcionados pelo jovem e talentoso pianista Luís Martins, aluno do Conservatório Regional de Ponta Delgada, e pela Tuna Académica da Universidade dos Açores. 

Artigo anteriorLanche internacional para estudantes ERASMUS
Próximo artigoArtigo “Programa MoniCO – de olhos postos na ecologia costeira” em destaque no UAciência