No dia 6 de maio, a Escola Superior de Saúde (ESS) celebra seis anos de existência. Nascida da fusão das duas anteriores escolas de Enfermagem, sedeadas em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, a ESS é uma unidade orgânica da vertente politécnica da Universidade dos Açores. Com seis anos de existência formal, a ESS transporta uma história de mais de seis décadas de ensino de Enfermagem na Região Autónoma dos Açores.

Atualmente com cerca de 400 alunos nos dois departamentos, esta Escola tem sabido adaptar-se às exigências de um ensino que se quer exigente em termos científicos e técnicos, sem nunca descurar a formação dos estudantes do ponto de vista humano e relacional.

O lema de que a Enfermagem é “gente que cuida de gente” é uma realidade que os estudantes descobrem desde a primeira hora. São acolhidos numa escola, que passa a ser também um espaço familiar, onde descobrem o valor da cooperação e da confiança, aprendem a respeitar o outro e a aprofundar a sua própria humanidade. Só num contexto de grande proximidade e respeito mútuo é possível formar enfermeiros e enfermeiras atentos às necessidades dos cidadãos, sejam necessidades do foro biológico, psicológico, social ou mesmo espiritual. A visão holística da pessoa enforma o estudante de Enfermagem.

Este dia, em que se festejam seis anos da Escola Superior de Saúde, celebramos a unidade que, todos os dias, estudantes, docentes e funcionários vão construindo, apesar de separados em dois departamentos sedeados em duas ilhas.  Juntos concretizam diariamente a missão desta Escola, afirmando e defendendo o valor da Saúde dos Açorianos. Se, há sessenta anos, quando foi criado o Ensino da Enfermagem na Região, o desafio era o combate à mortalidade infantil, hoje, os desafios são muitos e diversos, sendo o mais recente o combate à Pandemia Covid19, que convoca os enfermeiros e as enfermeiras para a intervenção na linha da frente. 

É pela Saúde que a Enfermagem existe e é às pessoas que os enfermeiros se dedicam. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde irá continuar a formar profissionais de excelência, técnica e humanamente preparados para o projeto de construção de uma Região ainda mais saudável.

Dadas as circunstâncias de confinamento a que todos estamos sujeitos, o facto de na Escola estarmos em teletrabalho e ensino à distância, as comemorações do aniversário da ESS serão assinaladas com a divulgação de um vídeo, que reúne, entre outros, o testemunho de estudantes, antigos e atuais, e de recém-licenciados, a trabalhar na região ou no estrangeiro. Estes testemunhos ficarão acessíveis, na íntegra, na página do facebook da ESS, que vos convidamos a visitar e a partilhar.

Parabéns a todos os estudantes, alumni, docentes e colaboradores internos e externos  da Escola Superior de Saúde.

Artigo anteriorUAc realiza provas académicas por videoconferência
Próximo artigoCurso Intensivo de Inglês -conversação