A Universidade dos Açores acolhe, de 18 a 20 de julho, o 7.º Congresso Ibérico de Cianotoxinas / 3.º Congresso IberoAmericano de Cianotoxinas, organizado pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Polo dos Açores, e o Banco de Algas e Cianobactérias dos Açores.

Este congresso trará a Ponta Delgada os maiores especialistas Ibéricos e Ibero-americanos para apresentar e discutir os mais recentes avanços científicos no conhecimento das cianobactérias e suas toxinas, não só à comunidade académica como, também, à sociedade em geral. Serão abordados vários temas, incluindo a ocorrência de toxinas e a sua mitigação, as cianobactérias e as suas toxinas no contexto das alterações climáticas, a gestão de águas contaminadas com cianotoxinas, as aplicações biotecnológicas de cianotoxinas e outros metabolitos e o impacto de coleções de cultura no seu estudo. Estes temas são particularmente importantes para os Açores pois as florescências de cianobactérias são comuns nas lagoas do arquipélago e prevê-se o seu aumento no futuro pela interação entre a eutrofização e as alterações climáticas globais.

A Sessão de Abertura deste congresso decorrerá no próximo dia 18, pelas 9.30 horas, no Auditório Norte da Aula Magna da Universidade dos Açores. Para mais informações visite o site do congresso em https://7cic.com/.

Artigo anteriorReitora da UAc reúne com deputados do PS
Próximo artigoImportância da I&D na produtividade em debate na UAc