A Universidade dos Açores (UAc) comemorou, no passado dia 9 de janeiro, o 48.º aniversário da instituição.

A cerimónia, precedida pelo tradicional cortejo académico, contou com a participação, ao mais alto nível, da Sra. Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que se fez acompanhar de representantes de algumas entidades externas, incluindo o Diretor da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e a Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que se juntaram às autoridades máximas representativas da Região. Marcaram igualmente presença na celebração da efeméride o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o representante do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), acompanhados de diversos reitores de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Constituíram pontos altos da cerimónia o discurso da Magnífica Reitora e a entrega de diplomas e medalhas de mérito aos diplomados de cada curso, que concluíram a sua formação em 2022-23 com a média final mais elevada, a inscrição no quadro de honra daqueles que obtiveram média igual ou superior a 17 valores, bem como a distinção de membros da comunidade académica aposentadas em 2023, por mérito académico e serviços prestados à UAc. 

A Magnífica Reitora deu nota no seu discurso de um conjunto diversificado de ações em que a Universidade se empenhou em 2023 e destacou alguns projetos estratégicos para a instituição, a desenvolver em 2024 e anos subsequentes. Realçou os esforços desenvolvidos em prol da construção de três novas residências universitárias, nos diferentes campi da UAc, bem como o trabalho em rede que tem vindo a desenvolver no contexto nacional e internacional, com o estabelecimento de uma aliança europeia, em parceria com mais 12 IES de vários países, e de alguns consórcios com outras IES nacionais, no âmbito do PRR. Sublinhou que o esforço que se tem feito no aproveitamento destas oportunidades de financiamento será determinante para o desenvolvimento de projetos em prol do sucesso e prevenção do abandono, da saúde e bem-estar dos estudantes, da modernização do ensino em algumas áreas, bem como no investimento nas áreas das tecnologias e inovação pedagógica.

A cerimónia, foi abrilhantada pela atuação musical do Grupo Música Nostra, cuja colaboração a instituição muito agradece.

 

Artigo anteriorUAc acolhe reunião do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
Próximo artigoEdição n.º 20 da rubrica Cê de Ciência: o que é a IA