O Centro de Biotecnologia dos Açores da Universidade dos Açores (CBA-UAc) marcou presença no colóquio “O Reconhecimento de uma Raça”, na Feira OviBeja que decorreu no dia 1 de maio, com o tema “A raça Catrina”. 

O evento, organizado pelo gabinete de Recursos Genéticos Animais (RGAn) da Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) em parceria com a Associação de Agricultores do Sul, teve como objetivo apresentar os requisitos necessários para o reconhecimento de uma raça autóctone.  

Tendo o CBA-UAc sido responsável pelo reconhecimento de quatro raças autóctones, e sendo a raça Catrina objeto de estudo da doutoranda Ana Rita Azevedo, este apresentou como bom exemplo os resultados do trabalho científico que conduziu ao reconhecimento da raça que, incluiu um estudo biométrico, a caracterização molecular da população e a comparação destes com 119 outras raças de bovinos.  

O colóquio contou ainda com a participação de Olga Moreira, Secretária Técnica da raça Perú Preto Português bem como de Pedro Vieira, responsável pelo gabinete RGAn da DGAV, que destacaram a importância das raças autóctones como património genético, social, cultural e económico. 

 

Artigo anteriorDia da Europa comemorado na UAc
Próximo artigoProva regional das Olimpíadas de Física no campus de Angra do Heroísmo