Decorreu na Golegã, Capital Nacional do Cavalo, a ExpoÉgua, certame que faz parte da Feira Nacional do Cavalo, nos dias 16 a 19 de maio de 2024.
No âmbito da mesma, a Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas organizou uma mostra de raças de equinos, para a qual convidou a participar o Pónei da Terceira, a quarta raça autóctone de equinos oficialmente reconhecida. A Universidade dos Açores, (UAc) como promotora do projeto Recuperação e Conservação do Pónei da Terceira, e principal criadora, fez-se representar com seis éguas alfeiras, Kuka, Jóia, Farpa, Mulata, Meiguinha e Lasca, 2 éguas montadas, Graciosa e Primavera e uma égua afilhada, Biscaia. Destas, as éguas Jóia, Kuka e Biscaia foram distinguidas com medalhas de ouro, e a égua Farpa com uma medalha de Prata.
O Pónei da Terceira participou também na Gala do dia 18, com os exemplares Nevão e Brio. É de realçar que os animais foram apresentados por jovens cavaleiros da Associação Nacional de Turismo Equestre e do Centro Hípico de Arronches, que, ao abrigo de um protocolo com a UAc, utilizam Póneis da Terceira.
Com esta prestação, a raça demonstra, uma vez mais, a sua qualidade e importância para a prática do desporto equestre das classes mais jovens.