A Universidade dos Açores (UAc) disponibilizou recentemente duas edições da formação “A Relação Tudo Pode – Competências Facilitadoras na Relação entre Profissionais e Estudantes da UAc”, destinada a colaboradores não docentes dos três polos da UAc. Este evento, organizado com o objetivo de melhorar a comunicação e a empatia entre estudantes e colaboradores dos diversos serviços da Universidade, destacou-se pelo seu foco em estratégias práticas e eficazes para estreitar essas relações, capacitando os participantes para a leitura de sinais de alerta relacionados com a saúde mental dos estudantes e para dinâmicas de trabalho colaborativo entre os profissionais.
A formação foi dinamizada pelo CDIJA – Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores, por intermédio de Rui Moniz e Rafael Teixeira, formadores com ampla experiência na área em causa, que recorreram a uma abordagem prática e interativa. Com esta iniciativa, a UAc reafirma o seu compromisso com a promoção de um ambiente saudável e acolhedor para todos os seus estudantes e colaboradores, com vista ao bem-estar da comunidade académica.
Esta formação conta com o apoio do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono do Ensino Superior, por intermédio de verbas do Fundo Social Europeu, uma iniciativa da Direção-Geral do Ensino Superior a que a UAc aderiu.