Fernando Diogo, docente da Universidade dos Açores (UAc) e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade dos Açores (CICS.NOVA.UAc), e Ana Rita Matias, investigadora doutorada em Sociologia e colaboradora da UAc, foram galardoados com o Prémio Gaspar Fructuoso, da Câmara Municipal de Ribeira Grande para o melhor trabalho de investigação em 2024 sobre o concelho. A área científica a concurso este ano foi a de Sociologia, Estudos Sociais e Demografia.

O trabalho, intitulado Desigualdades de género nos usos da internet: o caso dos jovens adultos de Ribeira Grande, permitiu perceber que existem desigualdades de género mais intensas entre os jovens na Ribeira Grande do que no conjunto dos Açores. Embora o trabalho vencedor tenha sido feito propositadamente para a participação no prémio, os dados foram recolhidos no projeto de investigação Literacia e Participação Democrática dos Jovens Açorianos. Este projeto, coordenado por Fernando Diogo e, com Ana Rita Matias na equipa de sete investigadores da UAc/CICSNOVA.UAc, foi realizado no âmbito do Observatório da Juventude dos Açores (OJA), a pedido da Direção Regional da Juventude, e os primeiros resultados foram apresentados num evento organizado pela Secretaria Regional da tutela no Forte de S. Brás, no dia 28 de junho.

A entrega do prémio foi feita no passado sábado, integrada na cerimónia comemorativa dos 43 anos da elevação da Ribeira Grande a Cidade, no Cine-Teatro Ribeiragrandense, com a presença do Presidente da edilidade, Alexandre Gaudêncio e da Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, bem como diversos dignatários dos órgãos eleitos do concelho.

 

Artigo anteriorFlipped Learning e Digital Storytelling em destaque na 1.ª edição do InovAção
Próximo artigoArtigo “A descrição da flora açoriana pelo olhar de Gaspar Frutuoso” no UAciência