O investigador do Grupo da Biodiversidade dos Açores da Universidade dos Açores (GBA-CE3C-UAc) Paulo Borges, Co-Líder do IUCN SSC Atlantic Islands Invertebrate Specialist Group e membro do IUCN SSC Species Monitoring Specialist Group, representou estes grupos no 5th Leaders’ Meeting da IUCN Species Survival Commission que decorreu, de 23 a 28 de outubro, em Abu-Dabhi, no Dubai.
Neste evento pretendeu-se explorar a melhor forma de medir a eficácia das ações da “IUCN Species Survival Commission” na conservação da biodiversidade e aplicar esses resultados para orientar o trabalho futuro.
Paulo Borges apresentou pela primeira vez a aplicação da Lista Verde para três espécies de insectos dos Açores que estão ameaçados, e propôs a aplicação de um Índice de Integridade Biótica para a monitorização de espécies de artrópodes em Ilhas.
No dia 28 de outubro foi publicada a Lista Verde para dois insectos endémicos dos Açores avaliados pelo investigador Paulo Borges, dois escaravelhos, um endémico da ilha do Pico, Pseudanchomenes aptinoides, e outra da ilha das Flores, Tarphius floresensis.
Paulo Borges foi ainda eleito para representar os Invertebrados na Comissão de Desenvolvimento da Lista Verde da IUCN.