Investigador Paulo Borges da UAc representa Grupos da IUCN na 5.ª Reunião de Líderes da IUCN

86

O investigador do Grupo da Biodiversidade dos Açores da Universidade dos Açores (GBA-CE3C-UAc) Paulo Borges, Co-Líder do IUCN SSC Atlantic Islands Invertebrate Specialist Group e membro do IUCN SSC Species Monitoring Specialist Group, representou estes grupos no 5th Leaders’ Meeting da IUCN Species Survival Commission que decorreu, de 23 a 28 de outubro, em Abu-Dabhi, no Dubai.

Neste evento pretendeu-se explorar a melhor forma de medir a eficácia das ações da “IUCN Species Survival Commission” na conservação da biodiversidade e aplicar esses resultados para orientar o trabalho futuro.

Paulo Borges apresentou pela primeira vez a aplicação da Lista Verde para três espécies de insectos dos Açores que estão ameaçados, e propôs a aplicação de um Índice de Integridade Biótica para a monitorização de espécies de artrópodes em Ilhas.

No dia 28 de outubro foi publicada a Lista Verde para dois insectos endémicos dos Açores avaliados pelo investigador Paulo Borges, dois escaravelhos, um endémico da ilha do Pico, Pseudanchomenes aptinoides, e outra da ilha das Flores, Tarphius floresensis.

Paulo Borges foi ainda eleito para representar os Invertebrados na Comissão de Desenvolvimento da Lista Verde da IUCN.

Artigo anteriorEncontro “Matchmaking Tourism” na UAc
Próximo artigoPalestra sobre Diplomacia e Relações Internacionais com Douglas Koneff