O projeto BLUECONNECT aborda a urgente necessidade de proteger e restaurar habitats e ecossistemas marinhos, superando lacunas na legislação global e da União Europeia (UE). O objetivo principal é mobilizar gestores de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs), autoridades, indústrias e comunidades locais para co-desenvolver uma abordagem sistemática ao planeamento e gestão da conservação marinha.

Desde a reunião inicial (Kick-off), realizada em outubro de 2024, a Universidade dos Açores (UAc) tem liderado o estudo de caso da Macaronésia, participando ativamente das discussões e estratégias do projeto. O BLUECONNECT visa criar um blueprint que fornecerá ferramentas baseadas na ciência para identificar objetivos de conservação e implementar as medidas necessárias, além de desenvolver um sistema para monitorar e avaliar a eficácia das ações de proteção.

O projeto apoiará a designação de novas AMPs e a expansão das existentes, abrangendo 12 locais estratégicos distribuídos pelo Atlântico, Mar do Norte, Mar Negro e Mediterrâneo. Além disso, oferecerá suporte a tomadores de decisão pública, assegurando que as estratégias de conservação sejam implementadas e monitorizadas de forma eficaz.

Composto por um consórcio de 25 parceiros, incluindo ONGs, instituições de investigação e representantes do setor público de 14 países, o projeto Horizon Europe teve início em setembro de 2024 e está programado para ser concluído em fevereiro de 2028.

Artigo anteriorConferência “80 Anos da chegada das Forças Norte-Americanas à Ilha Terceira”
Próximo artigoInvestigadores da UAc participam na construção da estratégia interdisciplinar da Universidade Europeia EUNICoast