Inserido no programa das Comemorações dos 50 Anos da Universidade dos Açores (UAc) a Reitora, Susana Mira Leal, participou num evento promovido pelo Museu de Santa Maria intitulado “Três Ilhas no Contexto dos Dois Conflitos Mundiais do Século XX”, que decorreu no Atlântida Cine, na ilha de Santa Maria, no dia 6 de junho. A iniciativa teve como objetivo destacar a centralidade do Arquipélago dos Açores e a sua posição geoestratégica no Atlântico Norte, entre os continentes Americano e Europeu.

Na cerimónia de abertura, Susana Mira Leal, sublinhou o importante contributo da UAc ao longo das últimas cinco décadas, no domínio da investigação histórica, com particular incidência nas temáticas associadas à posição dos Açores em contextos geopolíticos. Esse contributo ficou bem patente nas duas conferências que integraram o programa, proferidas pelos convidados Avelino Freitas de Meneses, Professor Catedrático e antigo Reitor da UAc, e António Sousa Monteiro, licenciado em Estudos Europeus e Política Internacional e mestre em Relações Internacionais pela UAc.

A conferência foi antecedida por uma exposição fotográfica subordinada ao mesmo tema, que destacou as relações sociais, económicas e culturais estabelecidas entre os militares norte-americanos e as populações locais, aquando da instalação das bases militares no arquipélago. A mostra documenta ainda a importância da construção do Aeroporto de Santa Maria, em 1944, num momento estratégico da luta antissubmarina no Atlântico, bem como o seu papel no desenvolvimento das viagens intercontinentais no período do pós-guerra.

Artigo anteriorCooperação internacional entre a UAc e a USP: em prol do turismo
Próximo artigoMobilidade docente entre parceiros EUNICoast