Teve lugar na Universidade dos Açores (UAc), no campus de Ponta Delgada, entre os dias 5 e 7 de julho, o Workshop “One Ocean”, realizado no âmbito da One Ocean Expedition e do curso internacional One Ocean Field Course.
Organizado pela Universidade de Bergen (UiB), UAc (CIBIO/InBio e Instituto OKEANOS), Universidade do Texas – Austin, e pelo Comité Nacional da Década do Oceano e COI–UNESCO e com o apoio da Embaixada da Noruega em Lisboa, e do Programa UT Austin-Portugal, e sob a égide da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), o evento reuniu cientistas, estudantes, decisores políticos e representantes de organizações de diversos países, com o objetivo de discutir soluções inovadoras para os desafios globais relacionados com o oceano.
A sessão de abertura contou com a presença do vice-reitor da UAc, Francisco Martins, da Embaixada da Noruega, e de membros dos governos nacional e regional.
A colaboração entre Portugal e Noruega no domínio do crescimento azul e das indústrias marítimas foi o tema em destaque bem como as perspetivas de cooperação internacional no âmbito da Década dos Oceanos da ONU. A esta seguiu-se a sessão temática sobre crise oceânica e soluções baseadas no mar; com a contribuição dos investigadores locais do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS, do Instituto de Investigação em Tecnologias Agrárias e do Ambiente, ambos da UAc, e da BLUE AZORES.
















