No âmbito das comemorações dos 50 anos da Universidade dos Açores (UAc), a Santa Casa da Misericórdia de Velas (São Jorge), o CHAM — Centro de Humanidades, unidade de investigação associada à Universidade NOVA de Lisboa e à UAc, em colaboração com o Museu Francisco de Lacerda, promoveram um conjunto de iniciativas nos dias 4 e 5 de julho, que tiveram como ponto alto  uma sessão especial de homenagem ao Professor Catedrático Artur Teodoro de Matos, figura incontornável da historiografia açoriana e da construção académica da região.

Esta iniciativa contou com uma conferência proferida pelo antigo Reitor da UAc, Avelino de Freitas de Meneses, e uma mesa-redonda dedicada à importância da obra e legado deste historiador jorgense.

Natural da ilha de São Jorge, Artur Teodoro de Matos foi o primeiro diretor do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da UAc, tendo também exercido o cargo de Vice-Reitor da academia açoriana. Em 1992, desempenhou um papel fundamental na fundação do CHAM – Centro de História de Além-Mar, que viria a dirigir até 2002.

 Ao longo da sua notável carreira académica, para além da UAc, lecionou e ocupou cargos de direção em diversas instituições de ensino superior, nomeadamente na Universidade NOVA de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Macau.

Reportagem Telejornal da RTP Açores.

Artigo anteriorNursing BOOTCAMP II (2025)