O Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS da Universidade dos Açores (OKEANOS-UAc), destacou-se no 13th International Congress of Marine Biotechnology (IMBC 2025), que decorreu em Brest, França, entre 7 e 11 de julho. O evento contou com a participação do docente Raul Bettencourt e do doutorando João Moreira, ambos investigadores do OKEANOS-UAc.

A comunicação oral, intitulada “From Ecology to Innovation: Unlocking the Biotechnological Potential of Algal–Microbial Interactions in two Azorean macroalgae”, foi integrada na sessão temática “Marine Algal Omics and Biotechnology”. O trabalho revelou os mais recentes resultados sobre os microbiomas associados às macroalgas invasoras Rugulopteryx okamurae e Sargassum sp., evidenciando o seu potencial biotecnológico para a inovação sustentável.

A presença no congresso reforça o compromisso da UAc e do OKEANOS com a excelência científica e a valorização dos recursos marinhos.

Destaca-se ainda o 1.º prémio atribuído a João Moreira pela melhor apresentação oral no formato “A minha tese em 180 segundos (MT180)”, onde apresentou o tema do seu doutoramento em apenas três minutos.

Artigo anteriorProjeto Trans-Lighthouses: Cinema ambiental na Janela do Inferno une ciência, arte e natureza