A Universidade dos Açores (UAc), através da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UAc (InUAc) promoveu, entre os dias 8 e 11 de setembro, um ciclo de workshops dedicado à Propriedade Intelectual e Pesquisas ao Estado da Técnica, realizado nos três polos da instituição.

A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Valorização e Transferência do Conhecimento (NVTC) da InUAc e pelo Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI – InUAc), em parceria com o Instituto Pedro Nunes (IPN).

O GAPI – InUAc é uma unidade criada em parceria com o INPI, que tem como missão sensibilizar e apoiar a comunidade académica no âmbito da Propriedade Industrial e dos Direitos de Autor, funcionando como ponte entre o sistema nacional de propriedade industrial e o ecossistema de inovação regional. Já o NVTC – InUAc é o serviço responsável por apoiar a cadeia de valor da inovação na UAc, promovendo a transferência de conhecimento e reforçando a ligação da academia às empresas e à sociedade.

Durante as sessões, o formador, José Aguilar – Head of Legal do Instituto Pedro Nunes, destacou o interesse e a atenção do público presente nos três campi da UAc, evidenciando o envolvimento ativo da comunidade académica em torno da valorização e proteção do conhecimento científico e tecnológico.

Com esta ação de capacitação, a Universidade dos Açores reforça a importância de valorizar e proteger a investigação desenvolvida internamente, promovendo a transferência de conhecimento e a criação de soluções inovadoras com impacto científico, económico e social.

O vídeo promocional da formação pode ser consultado aqui.

Artigo anteriorFCT-UAc promove 1.ª Feira de Ciência e Tecnologia
Próximo artigoReitora da UAc designada para a Comissão Permanente do CRUP