Decorreu entre os dias 6 e 8 de outubro de 2025, no auditório do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES), uma formação em Medicina de Catástrofe e Ação Humanitária, uma iniciativa conjunta da Universidade dos Açores (UAc) e do HDES, promovida no âmbito do projeto Living the Future Academy (LFA).

O curso, com uma carga horária de 21 horas teve como objetivo capacitar profissionais para uma resposta eficaz em contextos de emergência, catástrofe e ação humanitária. A formação incluiu exercícios práticos e atividades de simulação, abordando temas como políticas de resposta a crises, saúde mental em contextos de emergência, triagem e princípios humanitários.

A turma foi composta por 24 formandos, dos quais 7 pertencentes ao Instituto de Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da UAc e 17 profissionais do HDES. A diversidade de perfis contribuiu para o enriquecimento da partilha de experiências e perspetivas, reforçando a importância da colaboração interinstitucional na preparação para cenários de crise.

Artigo anteriorVisita de estudo à exposição “Dias de Melo – Fumo do meu cachimbo”
Próximo artigoPrémio de Mérito Científico da UAc reforça compromisso com a investigação e o talento nos Açores