A Universidade dos Açores (UAc) deu a conhecer a nova aplicação móvel (app) Coastal Vulnerability Index, Interativa, a um grupo restrito de stakeholders regionais, com o intuito, de recolher opiniões para a melhoria da aplicação, antes de entrar na fase de teste experimental.

A aplicação, sobre a vulnerabilidade costeira, para a ilha de São Miguel, tem em consideração a vulnerabilidade humana. A metodologia seguida pela app para o índice de vulnerabilidade foi a apresentada no artigo “Exploring Coastal Vulnerability Assessment through the Lens of Physical and Human Vulnerabilities for the Azores: A First Approach”, de Bruno Rosa, Paulo Borges e Helena Caldo, investigadores da UAc, e Kiat Ng, investigadora da Universidade de Lisboa.

Neste evento, também se apresentou os progressos da app Cetacea, apresentada a 12 de maio, no workshop integrado na 36.ª Conferência Anual da European Cetacean Society.

Ambas as apps estão a ser desenvolvida no âmbito do projeto europeu Regions4Climate, pela equipa coordenada por Francisco Martins e por Helena Calado, da UAc, e em parceria com o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. 

Artigo anteriorUAc recebe parceiros do projeto R4C