Nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, o ISCTE, Instituto Superior de Lisboa recebeu o I Encontro da Rede Estudantil das Alianças (REA), uma iniciativa promovida pela FAIRE – Fórum Académico para a Informação e Representação Externa, dedicada ao tema “European University Alliance”.

O encontro reuniu estudantes de várias instituições de ensino superior de todo o país, juntamente com representantes governamentais, reitorias e organizações ligadas à mobilidade académica. O objetivo central passou por refletir sobre o papel dos estudantes na construção de alianças universitárias europeias mais resilientes, inclusivas e alinhadas com os desafios globais.

Entre os participantes destacou-se a presença da EUNICoast Student Council, representada por Martinha Correia Martins, doutorada em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico Institucional na Universidade dos Açores (UAc), que marcou presença em nome da EUNICoast – European University of Islands, Ports and Coastal Territories, um consórcio europeu que une universidades de territórios insulares e costeiros para criar novas oportunidades de formação, mobilidade, investigação e cocriação com impacto direto nas regiões onde atua.

Esta participação reforçou assim, o compromisso da UAc em garantir uma voz ativa e informada dos estudantes nos processos de decisão, promovendo um modelo de universidade europeia mais colaborativa e próxima das comunidades.

Artigo anteriorEdição n.º 65 da rubrica Cê de Ciência: os vulcões e a importância dos períodos de repouso