A Universidade dos Açores (UAc) submeteu um total de 28 candidaturas à 3.ª convocatória do Programa Interreg MAC 2021–2027, reafirmando o seu papel estratégico no reforço da cooperação científica, da inovação e do desenvolvimento sustentável na região da Macaronésia.
O Programa Interreg MAC 2021–2027 é um programa europeu de cooperação territorial que envolve as regiões ultraperiféricas dos Açores, Madeira e Canárias, em articulação com países terceiros, como Cabo Verde, promovendo projetos conjuntos nas áreas da inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
O elevado número de candidaturas apresentadas reflete a dinâmica multidisciplinar da academia, contando com a participação ativa das Unidades de Investigação e Desenvolvimento da UAc. A envolvência destas estruturas evidencia a capacidade da Universidade em responder, de forma transversal, aos desafios comuns dos territórios ultraperiféricos do Atlântico, abrangendo áreas estratégicas que vão desde a economia azul e a competitividade das Pequenas e Médias Empresas, à inovação digital e à preservação da biodiversidade.
No âmbito do programa, a UAc integra consórcios com entidades parceiras da Madeira, das Canárias e de países terceiros do continente africano, consolidando a sua afirmação enquanto polo de conhecimento e cooperação transnacional no espaço atlântico.
As candidaturas seguem agora para a fase de avaliação pelas autoridades de gestão do programa, antecipando-se um ciclo de projetos que contribuirá de forma significativa para o reforço da internacionalização da investigação da UAc e para o desenvolvimento sustentável da região.

