Foi apresentado na Universidade dos Açores o Programa do Comité Nacional para a Década do Oceano (CNDO) no passado dia 9 de dezembro, no Anfiteatro VIII do campus universitário de Ponta Delgada, com transmissão direta para os pólos de Angra do Heroísmo e Horta. Este evento visou auscultar a opinião da comunidade científica sobre as prioridades assumidas no âmbito da Década do Oceano. 

O CNDO foi criado em 2023 através do Despacho interministerial n.º 3100/2023, de 8 de março, tendo como missão promover e coordenar a ação de Portugal para a concretização dos objetivos da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), com uma visão particular para o Atlântico.  Nesse sentido, o Comité tem como objetivos comunicar e disseminar as atividades da Década do Oceano, identificar ações em curso que possam responder aos objetivos da Década, bem como promover a cooperação e coordenação interinstitucional, maximizando o seu impacto e resultados.

No panorama nacional de ciências e tecnologias do mar, as Universidades assumem um papel determinante na investigação do mar português, e a Universidade dos Açores, em particular, no que respeita ao mar profundo. Assim, a sua ação contribui significativamente para o aumento do conhecimento do oceano e, dessa forma, para os objetivos da Década do Oceano.

A apresentação efetuada pelo CNDO pode ser acedida aqui.

 

Artigo anteriorInvestigador da UAc regressa à sua escola de infância para fazer experiências sobre vulcões e sismos
Próximo artigoUAc irá contratar onze doutorados ao abrigo do Programa FCT-Tenure