No passado dia 14 de outubro, decorreu no Anfiteatro IX da Universidade dos Açores (UAc) o evento “À conversa com um Astronauta”, uma organização conjunta do American Corner da UAc e do OASA. A conversa foi com Danny Olivas, perito nas áreas de engenharia mecânica e de materiais, com uma carreira de 12 anos na NASA e com participação em dois voos espaciais.

A conversa destinava-se a jovens dos ensinos secundário e superior e o interesse no tema foi por demais notório. Danny Olivas falou do seu percurso pessoal e inspirador, das tentativas para entrar na NASA e no foco que manteve até alcançar o sucesso, tendo apresentado vídeos ilustrativos das suas viagens ao espaço e das missões que realizou.

Numa conversa animada orientada por Pedro Garcia do OASA, as questões surgiram em catadupa do público jovem presente. Qual o momento mais aterrador nas suas viagens? Será a exploração espacial relevante para o futuro da humanidade? O que pensa do turismo espacial? Como resolver os problemas não antecipados estando “sozinhos” no espaço? E tantas outras questões.

Acabou a conversa, mas a mensagem perdurou: foco, determinação, conhecimento, aprendizagem e trabalho em equipa. Uma teia intrincada de ciência e competências pessoais e humanas que podem ajudar a humanidade a encontrar-se nos “espaços” por explorar.

Artigo anteriorUAc dá as boas-vindas aos estudantes da Residência Universitária das Laranjeiras
Próximo artigoEstudante da UAc distinguida com Bolsa Gulbenkian Novos Talentos