Elsa Cerqueira, mestranda em Filosofia para Crianças pela Universidade dos Açores e membro colaboradora do NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, da mesma Universidade, ganhou o primeiro prémio do Global Teacher Prize Portugal.

Este reconhecimento premeia docentes de diferentes países, dos ensinos pré-escolar, básico ou secundário, com o objetivo de valorizar projetos de referência em escolas e nas respetivas comunidades. A Dr.ª Elsa Cerqueira é professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante, onde criou o projeto “Filosofia com Cinema”, que pretende “desenvolver o pensamento filosófico de cada aluno, dentro e fora do filme”, refere a própria.

Não é a primeira vez que estudantes do Mestrado se destacam entre os finalistas deste Galardão. Na edição de 2020, uma das finalistas era já Mestre em Filosofia para Crianças pela UAc, Dr.ª Paula Vieira, da Escola Básica Secundária Armando Côrtes Rodrigues, em Vila Franca do Campo.

Para o Mestrado em Filosofia para Crianças da UAc, esta atribuição é um reconhecimento de grande relevância para o trabalho que tem sido realizado nos últimos anos pelos seus estudantes e docentes em prol da aproximação entre a filosofia e a infância.

Artigo anteriorSessão de Encerramento do ano formativo da Academia Sénior da UAc – 2020/2021
Próximo artigoCandidaturas abertas para Maiores de 23 anos