Os alunos do Ciclo Básico de Medicina da Universidade dos Açores (UAc) realizam nos próximos dias 5 e 6 de maio, no campus de Ponta Delgada, um ciclo de conferências denominado Azores Biomedical Talks, uma proposta de diálogo entre Medicina, Biotecnologia e Engenharia Biomédica.

Para esta primeira edição foi escolhido o tema “The eternal search to prolong life” que contará com a presença, entre outros, dos oradores Dr. Rodrigo Val d’Oleiros e Silva, fundador da Orgavalue, uma start-up dedicada ao desenvolvimento de biotecnologia pioneira que promete revolucionar o transplante de órgãos humanos, criando órgãos personalizados para cada paciente com células do próprio, e Dr. Filipe Quinaz, fundador da start-up Nuada, responsável pelo desenvolvimento de um sistema patenteado para ajudar as pessoas a recuperar a função das mãos através de um exoesqueleto, que tem sido destacado em múltiplas feiras internacionais.

Esta proposta entra em linha com o trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos para trazer aos alunos, à UAc e à Região Autónoma dos Açores oportunidades de diálogo multidisciplinar sobre saúde. No ano transato, num evento também organizado pelos alunos de Medicina, teve lugar uma das primeiras iniciativas na região sobre a abordagem “One Health” em saúde, estabelecendo pontes entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental.

Esta conferência é aberta a toda a comunidade académica, a profissionais de saúde e a todos os interessados. As inscrições para o evento estão disponíveis aqui.

Este evento conta com o apoio do Grupo Germano de Sousa, da Bensaúde Hotels Collection e da Azores Airlines, bem como do apoio institucional da UAc e da Fundação Gaspar Frutuoso.

Programa

Artigo anteriorCiclo de Palestras “Azores Mental Health” na UAc
Próximo artigoUAc recebe estudantes da Escola Secundária da Ribeira Grande