No âmbito do Curso de Arquitetura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, realizou-se, no dia 21 de janeiro, uma aula aberta com o Arquiteto Alberto Lage.

Doutorado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde é docente (desde 2004 e licenciado desde 1997), o Arquiteto Alberto Lage lecionou, no Anf. VIII da UAc, uma aula aberta para os alunos do 11.º e do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental, para o Curso de Arquitetura, para os cursos da área científica de Engenharia e História e para a comunidade em geral, sob o título: ” A truta e a corrente”.

Esta apresentação teve como base um texto do Arquiteto Alvar Aalto de 1947, traduzido para português em 1983 com esse mesmo nome. Pretendeu-se com este tema que os estudantes e a comunidade em geral tomem uma maior consciência dos processos e métodos de conceção, nomeadamente no que respeita à arquitetura. Paralelamente, com o retorno aos fundamentos e às práticas artísticas no ambiente próprio da “Escola” onde as artes e a arquitetura são vistas como um todo. Não num discurso nostálgico mas revitalizador e crítico daquilo que foi e é a “Escola”.

Artigo anteriorEstudante Daniela Medeiros Ventura defende provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais
Próximo artigoEstudante Sancha Nair Baptista de Azevedo defende provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais