O American Corner da Universidade dos Açores (UAc) dinamizou, em colaboração com o Colégio São Francisco Xavier, as comemorações de Halloween e do Pão por Deus, que têm vindo a ganhar destaque no calendário escolar da instituição.
No dia 31 de outubro, as crianças da sala dos 5 anos exploraram a simbologia das cores e a origem das duas celebrações, descobrindo que, apesar de terem surgido em contextos distintos, partilham valores comuns: dar, partilhar e celebrar a vida e a comunidade.
As atividades incluíram jogos tradicionais americanos, como a “corrida das vassouras”, e momentos de expressão criativa, nos quais as crianças confecionaram saquinhos com diferentes técnicas. Ao longo da semana, houve também espaço para o diálogo e a reflexão, numa abordagem que procurou transformar o medo em conhecimento e o desconhecido em descoberta.
A iniciativa constituiu uma oportunidade de aprendizagem e de partilha intercultural, permitindo às crianças compreender que o mundo é feito de diferenças que se complementam e enriquecem mutuamente.
Nas suas redes sociais, o Colégio São Francisco Xavier expressou o seu “sincero agradecimento ao American Corner da UAc pelo convite, pela dedicação e por acreditar que, mesmo os mais pequenos, podem ser grandes construtores de pontes entre culturas”.









