Foi apresentado ontem, 27 de março, no anf. VIII da Universidade dos Açores (UAc), o I Congresso dos Jornalistas dos Açores, que decorrerá de 28 a 30 de abril na Aula Magna desta universidade, e que pretende debater sobre a situação atual do jornalismo e refletir sobre os desafios que se lhe colocam, quer em termos regionais, quer nacionais e internacionais, conforme referiu a organização.

Organizado pela Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas, em parceria com a UAc e a Associação Literacia para os Média e Jornalismo, o congresso inclui uma homenagem a Mário Mesquita (ao final da manhã do dia 30) e duas exposições no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, a inaugurar a 28 de abril: uma evocativa deste jornalista – “Mário Mesquita. O jornalista, o político, o professor” – e outra dedicada ao I Encontro de Jornalistas dos Açores – “Como foi há 40 anos?”.

Ainda na manhã de 28 de abril haverá workshops dinamizados por formadores da Associação Literacia para os Média e Jornalismo, em que serão abordados temas como a assessoria de imprensa e comunicação (comunicação digital, estratégia de conteúdos multiplataforma, redes sociais), a comunicação pela igualdade, diversidade e inclusão, a literacia para os média (relevância do jornalismo em democracia, fontes de informação, papel dos cidadãos, consumo informado e responsável de informação) e a criação de podcasts. Os workshops são abertos à comunidade académica e a jornalistas, sendo que as inscrições são limitadas às vagas existentes.

Os dias 29 e 30 de abril terão oradores nacionais e estrangeiros e serão dedicados a painéis temáticos sobre o serviço público e a Comunicação Social privada, a relação entre o ensino e o mundo do trabalho, a desinformação e os novos média, o jornalismo de investigação e o futuro do jornalismo.

O programa do congresso pode ser consultado aqui.

Mais informação pode ser encontrada nas páginas do congresso nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Artigo anteriorXXII El Açor – Festival Internacional de Tunas
Próximo artigoUAc recebe estudantes do Agrupamento de Ponte de Sor