O projeto Microalgae in IT (Microalgae based, safety-tested and optimized fish feed value chain by using Interdisciplinary R&D and IT solutions) é um projeto financiado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tenologia, no âmbito da convocatória ERA-NET BlueBio COFUND da Comissão Europeia.

Para além da Universidade dos Açores, através do CIBIO-Açores, são também parceiros do projeto o Instituto de Tecnologia da Universidade de Ciências da Vida da Estónia, e as empresas Power Algae OÜ (Estónia) e Matis, Biotechnology (Islândia).

O principal objetivo do projeto é desenvolver e demonstrar um modelo circular de bioeconomia azul, inovador e de baixo custo, onde o dióxido de carbono dos gases de combustão e nutrientes de resíduos agroalimentares são usados para aumentar o crescimento de microalgas em fotobiorreactores, de forma que a biomassa das microalgas, após pré-tratamento e extração, possa ser utilizada em rações, alimentos e nutracêuticos.

O projeto será apresentado numa sessão aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral no próximo dia 9 de março, pelas 11h00, no Anfiteatro A.024 do Complexo Científico, no campus de Ponta Delgada.

Artigo anteriorArtigo “Alterações Climáticas – O Futuro que Precisamos: não impossível, mas difícil” em destaque no UAciência
Próximo artigoUAc recebe alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto