No dia 28 de fevereiro de 2023, decorreu a Apresentação Pública da Cátedra UNESCO Biodiversidade e Sustentabilidade em Ilhas Atlânticas. O evento teve lugar no Anfiteatro VIII da Universidade dos Açores no Campus de Ponta Delgada, com início pelas 14:30.
Esta sessão contou com a presença da Magnífica Reitora, Susana Mira Leal, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, da Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO (por videoconferência), Dr.ª Rita Brito, do Doutor Pedro Beja da BIOPOLIS e do Diretor do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-Açores), Luís Silva.
Esta Cátedra, a primeira Cátedra UNESCO atribuída à UAc, terá como foco será a investigação científica e o ensino, abordando a conciliação da preservação da biodiversidade, a todos os níveis, desde os genes aos ecossistemas, com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Haverá um foco especial nas ilhas atlânticas, incluindo a promoção das interações entre os vários arquipélagos. As áreas protegidas, os sítios património mundial e as reservas de biosfera, incluindo os geoparques, serão particularmente visados. Serão utilizadas metodologias tradicionais e as tecnologias digitais para aumentar o interesse público na biodiversidade das ilhas atlânticas e para alcançar o desenvolvimento social, preservando simultaneamente o património natural. Serão criadas oportunidades de investigação e aprendizagem, abordando a evolução e conservação nas ilhas, a biodiversidade marinha, a biogeografia e a paleontologia, a limnologia, a modelação geoespacial, o ordenamento do território e o ecoturismo. As ligações com a administração pública, as empresas locais e as organizações não governamentais, permitirão uma difusão mais eficaz dos resultados da investigação. E as ligações entre universidades e instituições de investigação nas ilhas atlânticas e iniciativas globais, assegurarão uma plataforma científica e educacional sólida.
Participaram, presencialmente e por videoconferência, cerca de oitenta intervenientes, representando os parceiros do projeto, localmente, e nas várias ilhas do Atlântico, bem como entidades regionais ligadas à administração pública, e ao setor empresarial, e ainda muitas organizações ligadas à investigação e ao desenvolvimento regional, a nível regional, nacional e internacional.
O evento foi ainda abrilhantado pela viola da terra de Rafael Carvalho e pela guitarra de César Carvalho.