No dia 23 de novembro, na sala A.002 do complexo científico da UAc, às 10.30h, decorrerá uma aula aberta de Sociologia do Desenvolvimento, tendo como interveniente o professor Fernando Bessa Ribeiro da Universidade do Minho e do CICS.NOVA.UMinho, que abordará o tema Vírus, algoritmos e o “caminho do Oriente”: um comentário sobre a recomposição do mundo.

Hoje parece que o mundo se agita intensamente, com as inovações técnicas, as alterações nos campos do trabalho, dos modos de vida e das mobilidades, todas elas conectando-se com as novas formas de comunicação, a digitalização e a aceleração dos diversos tempos nos quais a vida de cada um se consome. Será que as transformações em curso “liquidificaram” o mundo, segundo o sentido dado por Zygmunt Bauman, fazendo mesmo desaparecer as estruturas que organizam e dão solidez a um sistema social? Ou, pelo contrário, estas transformações apenas nos revelam, uma vez mais, a flexibilidade das estruturas do sistema mundial, suficientemente dúcteis para acomodar o que muda, manter a diversidade de modos de vida e de práticas culturais, sem que tal coloque em causa os processos intensivos de acumulação de capital? Neste sentido, será que a crise pandémica, em lugar de dar origem a um mundo novo, como repetidamente tem sido anunciado pelos media, antes acentuará determinadas dinâmicas já em curso, nomeadamente no domínio da automatização, da robotização e da chamada inteligência artificial, cujos impactos no campo do trabalho já começamos a sentir? Tomando como referência estas interpelações, ensaiar-se-á um comentário sobre a recomposição do mundo e a transferência do poder do Ocidente para o Oriente.

Para mais informações consulte a ligação: https://sites.google.com/view/xiiiencontrodesociologia/p%C3%A1gina-inicial

Esta é uma iniciativa integrada no XIII Encontro de Sociologia dos Açores – Coesão social, cidadania e sustentabilidade.

Artigo anteriorA Universidade dos Açores e a Catholic University of Vendée (França) estabelecem parceria
Próximo artigoCampus de Angra do Heroísmo recebeu visita da Relações Públicas da Embaixada dos EUA