No próximo dia 14 de março, entre as 18h e as 20h (fuso Açores), terá lugar uma Aula Aberta sobre o tema “Do children voices really matter?”, com a Prof.ª Jana Mohr Lone (por zoom).

A Prof.ª Jana Mohr Lone é Associate Professor na University of Washington, nos EUA, e Diretora da PLATO: Philosophy Learning and Teaching Organization. Foi fundadora e diretora do Center for Philosophy for Children, também na University of Washington, e é autora de vários livros, entre eles The Philosophical Child (2012), Philosophy in Education: Questioning and Dialogue in Schools (2016), com Michael D. Burroughs.

Em 2021, publicou Seen and Not Heard: Why Children’s Voices Matter, onde lança questões provocadoras em torno da (não) participação efetiva das crianças na sociedade. Defendendo que as crianças têm de ser reconhecidas como pensadoras válidas, capazes de contribuir para os contextos sociais, políticos e educativos em que se inserem, Jana Mohr Lone chama atenção para o modo negligente, condescendente e paternalista com que as suas vozes são escutadas.

Esta iniciava é uma coorganização entre o Mestrado em Filosofia para Crianças, marcando o início das atividades letivas do 2.º Semestre, e o projeto escuto.te: vozes das infâncias entre a filosofia e a política, do NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (financiado pelo Governo dos Açores).

A sessão é aberta a tod@s @s interessad@s, bastando enviar um email para escuto.te@gmail.com, indicando o nome completo.

Excerpt from seen and not heard 

Excerpt from seen and not heard_listening