Decorreu hoje, dia 22 de abril, na Aula Magna da Universidade dos Açores, a cerimónia de jubilação do Professor Catedrático Nelson Simões, que juntou familiares, amigos, colegas, alunos e ex-alunos, que não quiseram deixar de se associar a este merecido tributo.

O Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia abriu a cerimónia com um interessante apontamento acerca do percurso do homenageado, seguido de um testemunho do Professor Doutor Vasco Garcia, rico em histórias de conquistas e sucessos, no qual realçou o orgulho de o ter acompanhado desde a sua entrada na nossa Academia. Ainda em homenagem ao seu percurso académico, muitos foram os colegas e alunos, antigos e atuais, presentes e ausentes, que quiseram nesta ocasião registar o seu apreço, num emotivo registo videográfico a ele dedicado.

Constitui ponto alto desta cerimónia a última lição do Professor Doutor Nelson Simões intitulada “Interação parasita – hospedeiro: descobertas num organismo simples”.

Neste dia de homenagem e de despedida formal da sua vida académica, o Reitor distinguiu o Professor Doutor Nelson Simões com a medalha de mérito académico, em reconhecimento pelas suas atividades nas áreas do ensino e da investigação em Biologia, da extensão cultural e da gestão universitária.

Num breve discurso, João Luís Gaspar destacou a capacidade de trabalho, resistência e dedicação de Nelson Simões, reconheceu a sua indelével marca na história da instituição e desejou, a si e à sua família, a maior felicidade na etapa que agora inicia.

 

Artigo anteriorHomenagem a Gilberto Bernardo
Próximo artigoCandidaturas abertas ao Workshop de Tradução