Comunidade dos Remédios visita o Trilho Janela do Inferno numa iniciativa do Projeto Trans-Lighthouses

17

A equipa do Projeto Trans-Lighthouses – More than green: Lighthouses of transformative nature-based solutions for inclusive communities”, da Universidades dos Açores, promoveu uma caminhada comunitária ao Trilho da Janela do Inferno, envolvendo residentes da freguesia dos Remédios, concelho da Lagoa, no dia 2 de novembro. A iniciativa teve como principal objetivo reforçar o envolvimento da população local na valorização e co-gestão do património natural da região.

Durante o percurso, os participantes, alguns deles a explorar o trilho pela primeira vez, puderam redescobrir as paisagens singulares do trajeto e refletir sobre os seus potenciais. A atividade serviu ainda como um momento de escuta ativa, incentivando a partilha de ideias e sugestões de melhoria para o trilho, com base nas suas vivências e perceções.

As propostas recolhidas serão apresentadas e debatidas na 2.ª Assembleia Participativa, a realizar-se nos Remédios em dezembro deste ano, no âmbito do micro orçamento participativo dos Remédios, previsto pelo Projeto Trans-Lighthouses. A iniciativa reforça o compromisso com a construção coletiva de soluções sustentáveis baseadas na natureza, promovendo a cidadania ativa e o diálogo entre comunidade, território e instituições.

Artigo anteriorConcluída a 1.ª fase do projeto ExTRAP