João Medeiros Silva, doutorado em Ciências da Vida Molecular pela Universidade de Utrecht (Holanda) e investigador do MIT (EUA), está de visita à sua terra natal (Porto Formoso, São Miguel) no âmbito de um projeto da FLAD e vem à Universidade dos Açores para uma conferência intitulada “Biophysics of Peptide Antibiotics and Viral Channels in Lipid Membranes, with Solid-State Nuclear Magnetic Resonance”. Este evento decorrerá no dia 25 de março às 11h00, no Anfiteatro A.023 do Complexo Científico, no campus de Ponta Delgada. 

A investigação de João Medeiros Silva centra-se no uso da espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para desvendar o funcionamento e as propriedades biofísicas e lipídios de membrana até o nível atómico. A importância do seu trabalho valeu-lhe diversas distinções, incluindo prémios da Sociedade Portuguesa de Química e das Sociedades Holandesas de Bioquímica, biofísica e Ressonância Magnética.

Nesta conferência, João Medeiros Silva irá falar-nos da importância da RMN de estado sólido no estudo da estrutura molecular, dinâmica e interações das membranas no seu estado natural, e suas implicações na elucidação dos modos de ação de antibióticos.

JMSilva abstract

Artigo anteriorUAc recebe Escola Básica e Secundária da Povoação
Próximo artigoEdição n.º26 da rubrica Cê de Ciência: o impacto das partículas de carbono negro na saúde e no clima