O Instituto de Investigação de Tecnologias Agrárias e do Ambiente (IITAA) da Universidade dos Açores, em colaboração com o grupo de investigação UNESCO IGCP636 realiza a conferência, “GeoTalk with the UNESCO IGCP636 – Geothermal resources for energy transition” no dia 30 de outubro, às 18:00, no Anfiteatro VIII no campus de Ponta Delgada. Durante a conferência serão apresentadas as atividades mais recentes e os desenvolvimentos realizados pelo IGCP636.

O projeto UNESCO IGCP636 é um grupo de pesquisa internacional que tem como objetivo promover o uso dos recursos geotérmicos como uma fonte de energia limpa, com baixa emissão de carbono, sustentável e renovável, através do aumento do conhecimento e compreensão dos reservatórios geotérmicos profundos, da promoção da instalação de bombas de calor geotérmicas, e da realização de atividades de consciencialização com grupos de discussão e comunidades.

O IGCP636, liderado por Daniela Blessent (Universidad de Medellín, Colômbia), e co-liderado por Linda Daniele (CEGA Universidad de Chile), Jasmin Raymond (INRS, Canadá), Mar Alcaraz (IHLLA, Argentina) e Renato Somma (INGV, Itália), estará em São Miguel a partir de 29 outubro onde terão oportunidade de visitar as Furnas e as Centrais Geotérmicas da Ribeira Grande. Esta visita tem como foco os recursos geotérmicos e a transição energética, nos quais os Açores se destacam devido à sua atividade e contribuições na área da geotermia.

O evento é aberto a toda a comunidade académica e ao público em geral.

programa

Artigo anteriorI Colóquio sobre Literaturas e Culturas Insulares “Ilhas, Identidades, Alteridades”
Próximo artigoSessão de Informação Fulbright para o Ano Académico 2024/2025