Terá lugar nos próximos dias 4 e 5 de maio, na Universidade dos Açores, a conferência internacional Hate speech: How to counteract?, organizada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc, no quadro de um projeto sobre o tema, coordenado por Pilar Damião Medeiros, no âmbito do Observatório da Juventude dos Açores.
Esta conferência permitirá juntar pessoas, de diversos campos disciplinares e dos dois lados do Atlântico, que têm desenvolvido investigação e reflexão focando o crescimento dos discursos de ódio nas sociedades contemporâneas. O programa inclui comunicações de investigadores e investigadoras nacionais e internacionais com trabalho de grande relevância no avanço cientifico neste campo temático.
A conferência conta com as parcerias cientificas dos seguintes centros e projetos de investigação: DINÂMIA’CET-Iscte; CIS-Iscte; ICS; UNPOP/CES-UC e a ainda HATEMEDIA/ Universidad Internacional de La Rioja. A comissão organizadora integra Pilar Damião de Medeiros, Daniela Soares, Lídia Fernandes, Rolando Lalanda Gonçalves e Beatriz Amaral Sousa.
O programa da conferência integra também um workshop Firewall – tackling hate online da responsabilidade da Fundação Amadeu António (Berlim) dirigido simultaneamente à comunidade académica e ao público em geral. Pretende-se explorar boas estratégias, seguras, de contradiscurso, assim como narrativas que permitam lidar com conteúdo misantrópico e de ódio na internet. Lotação de 25 pessoas. Participação sujeita a inscrição, a ser enviada até dia 3 de maio para: lidia.mc.fernandes@uac.pt

Site do evento com todos os detalhes aqui

Programa

Artigo anteriorOs três dias em que o jornalismo foi notícia
Próximo artigo“Para Além do Whale Watching – Avançar a ciência participativa e o Whale-Watching” na UAc