Alberto Pena Rodríguez, docente da Universidade de Vigo, de visita à Universidade dos Açores no âmbito do programa de mobilidade Erasmus +, proferirá uma conferência dedicada ao tema ‘Emigração e Exílio Português nos Estados Unidos’ nesta quarta-feira, dia 23 de maio, às 16h, na Universidade dos Açores, no Anfiteatro VII do Campus de Ponta Delgada. Esta conferência integra-se nas atividades do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Alberto Pena Rodríguez é Doutor em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e doutor em História pela Universidad Nacional de Educación a Distancia. Desde 1999, é Professor Titular de História da Propaganda na Universidade de Vigo. Atualmente, é investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra e membro da Secção de Língua, Literatura e Comunicação do Conselho de Cultura Galega.

Investiga, de forma interdisciplinar, aspetos relacionados com o fascismo e anti-fascismo ibérico, a Guerra Civil espanhola, o fenómeno da imprensa imigrante e a análise geral do discurso histórico da propaganda e a publicidade. Entre as suas obras mais recentes, destacam-se: Salazar y Franco. La alianza del fascismo ibérico contra la España republicana: diplomacia, prensa y propaganda (Gijón, 2017), A cultura do poder. A propaganda nos Estados autoritarios (coeditado com Heloisa Paulo, Coimbra, 2016).

Cartaz

Artigo anteriorUAc tem mais uma doutorada em Ciências Agrárias- especialidade de Ciências do Solo
Próximo artigoOferta Formativa da UAc n’O Público