Decorrerá nos próximos dias 24 e 25 de maio, no Hotel Ponta Delgada, a terceira reunião do consórcio de especialistas europeus que integram o projeto ESMI- Iniciativa Europeia para a Ataxia Espino-Cerebelosa do tipo 3/doença de Machado-Joseph. O projeto ESMI, que é financiado pelo programa europeu EU- Joint Programme Neurodegenerative Disease Research (JPND), através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem como objetivo contribuir para a constituição, ao nível internacional, de um grupo de mais de 800 portadores da doença de Machado-Joseph (DMJ)/Ataxia Espinocerebelosa do tipo 3 (SCA3), que sejam seguidos usando protocolos de qualidade controlada e idênticos em todos os países participantes, tendo como objetivo final preparar uma coorte de doentes que esteja pronta a participar nos ensaios clínicos emergentes.
A reunião 3rdESMI Meeting@Azores, organizada pelo grupo de investigação coordenado pela Doutora Manuela Lima, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, membro do Consórcio, representa uma oportunidade privilegiada para o encontro da comunidade científica nacional e internacional que atualmente lidera a investigação nesta patologia altamente prevalente na nossa região. A reunião contará ainda com a participação de Associações de doentes DMJ de vários países, incluindo a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph (AAADMJ), bem como de empresas farmacêuticas e representantes da FCT e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. O evento conta com o apoio da Direção Regional da Ciência e da Tecnologia, da Direção Regional da Saúde e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A iniciativa de Programação Conjunta da UE – Investigação em Doenças Neurodegenerativas, JPND (EU Joint Programme – Neurodegenerative Disease Research), é a maior iniciativa global de investigação destinada a enfrentar este desafio societal. A JPND visa aumentar entre os países participantes, o investimento coordenado em investigação dirigida para encontrar as causas, desenvolver curas e identificar formas apropriadas para cuidar pessoas com doenças neurodegenerativas. Mais informações aqui.