Decorrerá nos próximos dias 24 e 25 de maio, no Hotel Ponta Delgada, a terceira reunião do consórcio de especialistas europeus que integram o projeto ESMI- Iniciativa Europeia para a Ataxia Espino-Cerebelosa do tipo 3/doença de Machado-Joseph. O projeto ESMI, que é financiado pelo programa europeu EU- Joint Programme Neurodegenerative Disease Research (JPND), através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem como objetivo contribuir para a constituição, ao nível internacional, de um grupo de mais de 800 portadores da doença de Machado-Joseph (DMJ)/Ataxia Espinocerebelosa do tipo 3 (SCA3), que sejam seguidos usando protocolos de qualidade controlada e idênticos em todos os países participantes, tendo como objetivo final preparar uma coorte de doentes que esteja pronta a participar nos ensaios clínicos emergentes.

A reunião 3rdESMI Meeting@Azores, organizada pelo grupo de investigação coordenado pela Doutora Manuela Lima, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, membro do Consórcio, representa uma oportunidade privilegiada para o encontro da comunidade científica nacional e internacional que atualmente lidera a investigação nesta patologia altamente prevalente na nossa região. A reunião contará ainda com a participação de Associações de doentes DMJ de vários países, incluindo a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph (AAADMJ), bem como de empresas farmacêuticas e representantes da FCT e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. O evento conta com o apoio da Direção Regional da Ciência e da Tecnologia, da Direção Regional da Saúde e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

 

A iniciativa de Programação Conjunta da UE – Investigação em Doenças Neurodegenerativas, JPND (EU Joint Programme – Neurodegenerative Disease Research), é a maior iniciativa global de investigação destinada a enfrentar este desafio societal. A JPND visa aumentar entre os países participantes, o investimento coordenado em investigação dirigida para encontrar as causas, desenvolver curas e identificar formas apropriadas para cuidar pessoas com doenças neurodegenerativas. Mais informações aqui.

Artigo anteriorUAc recebe “III Jornadas de Intervenção nas Demências”
Próximo artigoEstudante Irma Margarida Andrade Cruz Espregueira Cascão defende provas de doutoramento em Ciências do Mar