A Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores e o seu Centro de investigação integrado, o Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico (CEEAplA), promovem uma palestra intitulada “Economia Portuguesa: Os grandes desafios da convergência europeia e da reorganização da globalização”, proferida por Augusto Mateus, antigo Ministro da Economia. A palestra decorrerá no dia 20 de novembro, das 17h00 às 18h00, no anfiteatro IX do campus universitário de Ponta Delgada. 

Augusto Mateus foi fundador e presidente da Sociedade de Consultores Augusto Mateus & Associados e é, atualmente, consultor estratégico da Ernest & Young. Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria e de Ministro da Economia. Foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, em 2005, e pelo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas com a Medalha da Cruz de S. Jorge, 1.ª classe, em 2022. É professor, investigador e consultor de várias instituições e agências, nacionais e internacionais, tendo sido professor catedrático convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, da Universidade Técnica de Lisboa, e pós-graduado em Economia Internacional e Economia dos Recursos Humanos pela Universidade de Paris X, atualmente a Universidade Paris Nanterre.

O evento contará com a presença do Vice-reitor para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento, Artur Gil do Presidente da Faculdade de Economia e Gestão, João Teixeira e da Diretora do CEEAplA, Teresa Borges Tiago. A sessão incluirá um espaço para debate com a participação de empresários, economistas, gestores, docentes, estudantes e comunidade em geral. 

 

A entrada é livre e não requer inscrição prévia, sendo atribuído um certificado de participação a todos os interessados. 

Artigo anteriorAula Aberta Online “Direitos da Criança – Participação e Representação” por Álvaro Laborinho Lúcio
Próximo artigoSessão regional de apresentação dos resultados do novo Mapa Nacional de Iniciativas de Capacitação Digital