A docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores e do Grupo da Biodiversidade dos Açores – cE3c na área de Química, Ana Seca, visitou no passado dia 20 de maio a sua terra-natal, Sever do Vouga, o município em que realizou o seu 1.º Ciclo, para dinamizar duas oficinas de ciências com os alunos do 4.º ano de duas escolas. As oficinas enquadram-se no programa “Cientista Regressa à Escola”, que tem como objetivo levar cientistas de várias áreas do saber às suas escolas básicas, oferecendo aos finalistas do 1.º Ciclo a oportunidade de contactar com o vasto mundo da ciência, mostrando-lhes que também eles poderão navegá-lo.

Através deste programa implementado por uma equipa da Native Scientists, uma organização europeia de promoção de literacia científica e redução das desigualdades, as crianças da Escola Básica de Cedrim e da Escola Básica de Rocas do Vouga tiveram a oportunidade, única para muitas, de conhecer e interagir com uma cientista da sua terra.

Como explica Joana Bordalo, co-fundadora do programa, este foi lançado no dia 8 de setembro de 2021, Dia Internacional da Literacia, e visa contribuir para o enriquecimento curricular na área das ciências, promover o Ensino Superior junto de estudantes mais jovens e fomentar a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando a ciência da sociedade e ancorando o programa a conceitos tão importantes como a humanização da ciência e a educação circular. Para mais informações sobre este programa, contactar para o e-mail ou visitar website ou redes sociais.

Fotografias: Câmara Municipal de Sever do Vouga

Artigo anteriorUAc assina protocolo com a CMAH para construção de nova residência universitária
Próximo artigoUAc lança concursos para construção de três novas residências universitárias