A Aula Magna da Universidade dos Açores encheu-se no dia 9 de janeiro para celebrar o 44.º aniversário da instituição.

A cerimónia, precedida pelo tradicional cortejo académico, mobilizou a comunidade académica e contou com a presença do Representante da Républica na Região Autónoma dos Açores, representantes do poder político regional e autarquias locais, empresários e outros parceiros da instituição.

Constituíram pontos altos do evento, o discurso do reitor e a entrega de diploma e medalha de mérito aos diplomados de cada curso em 2018-19 com média final mais elevada, inscrição no quadro de honra da instituição daqueles com desempenho igual ou superior a 17 valores, e distinção de membros da comunidade académica aposentadas em 2019, por mérito académico e serviços prestados à UAc.

No incisivo discurso do reitor, ficou o balanço de um ano de constrangimentos financeiros, face ao incumprimento por parte do Governo da República do contrato para a legislatura assinado com as universidades em 2016, e o esclarecimento sobre a não assinatura pela UAc do contrato proposto para 2020-2023.

No discurso ressaltou ainda a reivindicação da compensação às universidades insulares pelos sobrecustos da insularidade apurados conjuntamente pelas universidades dos Açores e da Madeira, e apresentados oportunamente ao governo e demais forças políticas nacionais, e o empenho da instituição em prosseguir a estratégia de progressão na carreira e renovação do corpo docente traçada no programa de ação do reitor.

A cerimónia, foi abrilhantada pela atuação musical de professores do Conservatório Regional de Ponta Delgada e do grupo de Fados da UAc, cuja colaboração a instituição agradece.

Artigo anteriorArtigo “Rock and roll em ilhas oceânicas” em destaque no UAciência
Próximo artigo“A FCT convida Fernanda Carvalho do IPMA” para conferência sobre alterações climáticas nos Açores