A Academia Sénior da Universidade dos Açores assinalou o encerramento do ano letivo de 2024/2025 com um evento especial no concelho do Nordeste, que contou com o alto patrocínio do Município, sob o tema “Nordeste: Património Natural, Humano e Cultural”.

O programa incluiu uma visita ao Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, uma sessão interna de balanço do ano letivo, com estudantes e equipa pedagógica, e um almoço convívio que reforçou o espírito de comunidade e partilha.

O evento abriu-se à comunidade local, com uma tarde cultural que reuniu seniores, habitantes do concelho e convidados, contou com uma inspiradora palestra do Dr. José Carlos Barbosa Carreiro, centrada na valorização do património natural, humano e cultural do Nordeste e com um apontamento cultural protagonizado pelos próprios estudantes da Academia Sénior, com atuações do Grupo Coral “Vozes ao Entardecer” e declamação de poesia pelo grupo “Palavras Sentidas”, que emocionaram os presentes e demonstraram o talento e envolvimento dos participantes.

A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Soares, que sublinhou a importância de iniciativas como esta na promoção da coesão social e valorização da população sénior. Para o Vice-Reitor da Universidade dos Açores, Adolfo Fialho, responsável pela coordenação da Academia Sénior, “a realização deste encerramento fora do espaço académico tradicional simboliza o compromisso da Universidade em levar conhecimento, cultura e proximidade a toda a população. A Academia Sénior é, hoje, uma expressão viva da missão da Universidade de estar ao serviço da comunidade, promovendo a inclusão, a cidadania ativa e a valorização dos territórios onde se insere.”

Artigo anteriorWorkshop “One Ocean” destaca ciência, políticas públicas e ação pelo oceano nos Açores