No passado dia 8 de março, por ocasiões do Dia Internacional da Mulher, o American Corner da Universidade dos Açores (UAc), em colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), promoveu o seminário “Entre lutas e conquistas: história e memória das Mulheres nos séculos XX e XXI”, que teve lugar no Anfiteatro VIII do campus de Ponta Delgada. 

A sessão de abertura do seminário contou com a presença da Pró-Reitora para a Cooperação, Internacionalização e Ensino à Distância, Amélia Fonseca, em representação da Magnífica Reitora, e com a moderação da docente da FCSH, Ana Cristina Palos. O evento contou ainda com 9 oradoras, entre elas Margaret C. Campbell, Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Ana Paula Pires e Jacinta Carreiro, que levaram a plateia a refletir sobre os diversos aspetos de “Ser Mulher”, e ainda Maria da Piedade Lalanda que aproveitou para fazer uma comovente homenagem à sua avó, Maria da Conceição de Medeiros, uma personalidade marcante e influente na sociedade açoriana do seu tempo.

Na segunda parte do seminário, foi proporcionado um momento de testemunhos de vida de Leonor Albergaria e de Maria da Graça Machado, alunas da Academia Sénior da UAc, que deixaram uma mensagem de esperança e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual.

A UAc não ficou indiferente às celebrações do Dia Internacional da Mulher e proporcionou algumas decorações espalhadas pelos campi de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo.

Artigo anteriorVisita de Estudo de Estudantes de Massachussets à UAc
Próximo artigo(in)Segurança Alimentar: Reflexões dos Quotidianos