Um grupo de dez estudantes da licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores participou, entre 10 e 15 de junho, na componente prática da 2.ª edição do Blended Intensive Program (BIP) Erasmus “Marine Environmental Threats” em Pavia, Itália. Este programa foi coordenado pelo Departamento de Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade de Pavia (UniPV, Itália), em colaboração com a Universidade dos Açores (UAc, Portugal) e a Universidade do País Basco (UPV/EHU, Espanha).
O BIP teve início a 13 de março com uma componente teórica online que decorreu até ao final de maio, e terminou com a semana presencial naquela cidade. Durante a fase online, tanto a UAc como a UPV/EHU e a UniPV estiveram envolvidas no programa de ensino, promovendo palestras, seminários e exercícios sobre ecotoxicologia marinha, pescas, tópicos de biologia e biotecnologia, que contou com a participação de docentes e investigadores das três universidades, nomeadamente, Maren Ortiz Zarragoitia, Oihane Diaz de Cerio Arruabarrena, Belén González-Gaya, Esther Blanco Rayón, Tifanie Briaudeau, Mar Santos Simón e Ana Cristina Costa.
Durante a semana presencial, os estudantes das três universidades tiveram a oportunidade de participar em palestras, seminários e exercícios práticos sobre ecologia marinha e micropaleontologia, ministradas pelas docentes e investigadoras Nicoletta Mancin, Jasmine Ferrario, Agnese Marchini (UniPV) e Manuela Bordiga (Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental de Trieste). A experiência presencial também foi enriquecida com visitas guiadas ao Museu Kosmos e ao Jardim Botânico de Pavia.
O objetivo principal do programa BIP é promover o desenvolvimento de currículos transnacionais e transdisciplinares, incentivando a aprendizagem baseada na investigação, através de uma abordagem apoiada em desafios fortemente ligados ao contexto atual, tratando diversas ameaças que afetam os ecossistemas marinhos, desde a poluição à sobrepesca, das alterações climáticas ao declínio da biodiversidade, tópicos relevantes para a “Década dos Oceanos 2021 – 2030”, das Nações Unidas.