Os estudantes do 3.º ano da licenciatura em Ciências do Mar vão participar num cruzeiro científico a bordo do navio de investigação Arquipélago.

O cruzeiro, realizado em parceria pela Universidade dos Açores, o IMAR-Instituto do Mar e o Governo Regional, percorre anualmente, durante 2 meses, todos os grupos de ilhas e principais bancos de pesca da Região, com o objetivo de monitorizar as espécies demersais e de profundidade dos Açores.

A partir de 4 junho, os estudantes acompanharão a largada e alagem de aparelhos de pesca e registo de toda a informação associada, procedendo à identificação dos organismos capturados e amostragem  biológica e de comprimentos dos mesmos.

Os embarques terão o acompanhamento e supervisão do investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Helder Marques da Silva.

 A UAc não só possui esta particularidade de grande proximidade e acessibilidade ao mar, como é a única universidade no país a dispor de um navio de investigação, possibilitando aos estudantes este tipo de experiências.