No dia 22 de maio, os alunos do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores organizaram uma atividade pedagógica de observação do desenho livre no Colégio do Castanheiro, no âmbito da disciplina de Expressões e Comunicação Multimédia ministrada pelos professores Paulo Bulhões e Francisco Sousa. A atividade envolveu seis turmas, três do pré-escolar e três do 1º ciclo do ensino básico.

As crianças tiveram a oportunidade de explorar livremente diversos materiais disponíveis, dando vida aos seus desenhos e pinturas de acordo com suas emoções e pensamentos. Cada criança recebeu um identificador para marcar o momento e uma boina de artista para estimular a interpretação do personagem. Os desenhos foram realizados de diferentes formas (em pé, na secretária e no chão), a fim de promover a expressividade de cada criança. Essa abordagem permitiu que expressassem as suas emoções, experiências e representações pessoais, sociais e culturais, num ambiente tranquilo, estimulante e de partilha em grupo.

Através da observação, foram recolhidas informações essenciais sobre o desenvolvimento das crianças em áreas como comunicação, cooperação, representação de papéis, pensamento, responsabilidade, desenvolvimento motor, orientação espácio-temporal, controle emocional, autonomia, autoconceito, autoimagem, criatividade, expressividade e concentração. Posteriormente, esses desenhos serão interpretados e analisados de acordo com os estágios de desenvolvimento identificados por Viktor Lowenfeld. Esta experiência formativa foi extremamente importante para os futuros educadores/professores, pois permitiu que entrassem em contato com a prática pedagógica e reconhecessem as potencialidades do desenho livre na infância, bem como o direito das crianças às expressões e à educação artística. Agradecemos à direção e aos profissionais do Colégio do Castanheiro pelo acolhimento e valiosa colaboração na dinâmica da atividade.

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